478 - Festas da Cidade - Serpa 2011

Da semente ao pão







Nas duas imagens anteriores, Mondadeiras e ceifeiras vestidas a rigor, chamo a atenção para os pormenores, da colocação do lenço a que chamamos de "rebuço" , o xaile no calor da ceifa preto, na monda durante o inverno castanho de pura lã de ovelha e as botas de carneira com atilhos. Também não falta o "talego" onde normalmente ia o "jantar" composto de pão, azeitonas, toucinho ou linguiça. Outro pormenor que não pode faltar é a "enfusa" para transportar a água fresca que a mulher encarregada da sua distribuição ia buscar a poços ou nascentes quantas vezes a quilometros de distância. Mas no alentejo as grandes distâncias são logo ali quase ao virar da esquina.



Grupo Feminino "As flores do Chança"
Seara de trigo, base do nosso pão.
Seara do grão com as suas flores amarelas e o cheiro caracteristico da sua seiva. O duro trabalho da apanha do grão era feito durante a noite. Os rachos saíam da vila assim que escurecia e depois de a pé "galgarem" os longos caminhos até às diversas Herdades, trabalhavam com afinco até ao romper do sol. Havia normalmente um sinal a estrela da manhã como lhe chamavam um estrela brilhnte que antecedia o nascer do sol, sabemos hoje que era nem mais nem menos que o planeta Venus.
Salvo erro este "aparelho" era usado sobretudo nas eiras para a debulha do grão


O tansporte da palha que uns guadavam assim em "serras" cobertas de junco por causa do inverno, outros em fardos, forma mais recente de armazenar a palha.
Grupo Coral Feminino da Academia Sénior de Serpa, cada uma com o seu traja, domingueiro ou de trabalho, um pormenor não pode no entanto escapar a forma de colocar o lenço é de facto a mais autentica.
O Moinho e o seu moleiro. Lembro-me ainda do meu pai mandar sacos de trigo para o moinho de uma familia que sempre se dedicou a esta profissão. A familia Engrola cujo Moinho ficava na ribrira ou seja no Rio Guadiana.
E era assim transportado no alfoge dos burroa mais tarde já em carroças mas sempre puxadas por burros ou éguas.
As padarias estão na moda mas antigamente as pessoas (nem todas é certo as que podiam) amassavam o seu pão em casa indo cozê-lo ao forno de lenha normalmente aquecido com esteva que os maridos das forneiras se encarregavam de ir colher na Serra. E que gostinho tinha aquele pão. As senhoras forneiras encarregavam-se de o cozer fazendo-lhes sinais por forma a distinguir a quem pertenciam e nunca se enganavam. Esta senhora lá ia distribuindo aos "gulosos" pequenas "popias" especie de bolo seco feito com masa de pão a que se juntava açucar e gordura normalmente banha de porco. Ainda há e comê-los faz bem até à alma.



Grupo de aguadeiras as tais mulheres que nos ranchos tinham por missão satisfazer a sede das outras trabalhadoras.

Sem comentários: