144 - Alentejo ai Alentejo!

Desde a famosa frase do actual Ministro das Obras Públicas, no celebre discurso sobre a localização do novo aeroporto em terras do Alentejo, muita tinta tem corrido sobre esta zona do país e suas potencialidades.
Estas terras de Portugal continental “O celeiro da Nação” como se dizia no tempo da outra senhora, e que após a entrada na CEE recebeu fartos subsídios para o arranque de pomares, e abandono agricula, vê-se agora alcandorada a novo titulo!
Valha-nos a santa paciência.
O ex-ministro da economia do governo do bloco central 1983/85 Ernâni Lopes, descobriu agora, que o futuro passa pelo Alentejo e designou a região por “grande ogiva do sul” (veja-se o "Global noticias" de 15/7/2008) e mais, disse ainda, ser em Portugal, a região que tem mais potencial económico.
Assim mesmo “grande ogiva do sul” isto remete a minha imaginação (que é muito fértil diga-se de passagem) para uma grande ogiva nuclear ou, por outras palavras para uma grande bomba.
E deixa ainda a dica dos melhores sectores para investir e que são, desde logo: a agricultura! acesso a serviços de saúde; turismo; uma segunda habitação para os mais ricos!; (sublinhado meu e ponto de espantação também) e uma industria sofisticada! (mais um ponto de espantação que o caso não é para menos).
Ora havendo alguém que, tendo terrenos, acesso a serviços de saúde
(Centro de Saúde, Hospital e até Veterinário que, com a saúde não se brinca), uma segunda casa de habitação, no campo, mas a 300/400 metros da cidade, turismo ao pé da porta (2 piscinas privativas) , mesmo sem um euro no bolso poderá ser considerado dos mais ricos?
Ou para isso é necessário ter a tal industria sofisticada, talvez uma fabrica de bombas (de água é claro) que das outras já por aí há muitas e das ogivas virtuais o sr. ex-ministro encarrega-se de as promover.

Sem comentários: