392 - Assinalar uma data importante 3 de Janeiro de 1960

Assinala-se hoje, dia 3 de Janeiro, 50 anos que do forte de Peniche, 10 homens conseguiram iludir a vigilância dos abutres do Estado Novo e fogem para a liberdade.
Uma liberdade condicionada pela noite do fascismo, que ainda iria durar mais 14 anos. Ainda assim Álvaro Cunhal, Joaquim Gomes, Carlos Costa, Jaime Serra, Francisco Miguel, José Carlos, Guilherme Carvalho, Pedro Soares, Rogério de Carvalho e Francisco Martins Rodrigues, organizam de dentro da prisão e conseguem evadir-se de uma prisão politica de alta segurança o que deixa fragilizado o governo de Salazar.
Do exterior, tomaram parte nesta Pires Jorge e Dias Lourenço, com a ajuda de Otávio Pato, Rui Perdigão e Rogério Paulo.
Lembro-me vagamente (tinha 12 anos) de que o alvoroço provocado, para uns de medo, perante as noticias do perigo que representavam estes "criminosos politicos", noutros o alvoroço era de jubilo desejando que toda a operação alcançasse exito.

3 comentários:

XICA disse...

Embora sem recordações como tu, mas com conhecimento, porque escutei com muita atenção, como se de uma história se tratasse, considero que foi muito bem lembrado o momento, pelo que representa e porque da memória dos homens não pode ser varrido amiga, estamos muito perto de novas ditaduras.

Fernando Samuel disse...

Foi uma Fuga Rumo à Vitória...
(e foram dez, os que fugiram...)

Um beijo amigo.

Susete Evaristo disse...

Obrigada Samuel pela correcção já emendei.
Beijinhos

Xica as minhas recordações já ficaram lá muito atrás no tempo, mas algumas foram bem marcantes e esta foi, por um lado pelo medo nas conversas de algumas pessoas devido ao que as autoridades governamentais da época fizeram constar, por outro a alegria e admiração contida a custo por outras que em surdina se regosijavam pelo sucedido.
E depois pelos boatos que logo constaram de que haveria alguém escondido algures numa casa em Serpa, na verdade era um familiar de alguém regressado à terra de pois de uma ausencia de anos.