384 - E trufa........ A nova Igreja do Restelo!

Nada tenho contra o Arquitecto Troufa Real, nem contra quem com fé aceita contribuir para construção de igrejas.
Agora pensar que há gente a dormir nas ruas, há gente a passar fome, há tanta miséria escondida e que se gastam milhões em construções megalómanas sendo ainda por cima autênticas aberrações urbanisticas.....
A Câmara Municipal Lisboa, na pessoa do seu presidente, em vez de investir nos bairro sociais, cede terrenos da autarquia como se de sua propriedade se tratasse, a preço simbólico, para a construção deste mamarracho.
A torre (um minarete) de 100 metros de altura, será dourado assim como a pretença caravela. As paredes pintadas de dourado, vermelho, verde e cor-de-laranja tem na base umas cornucópias que imitam ondas.
Espero que se lembrem de dourar o Mosteiro dos Jerónimos e de cobrirem de tinta vermelha, verde e laranja, a Torre de Belém. Só para ficar a condizer!
Se este fosse um edificio da Disney, vá que não vá, mas no Restelo?!!!!
Como ainda não há dinheiro suficiente (a acreditar no que vem nos jornais), a obra será mais uma de santa engracia, ou então vai haver muito paroquiano espremido até dizer que chega.
Esperemos que do céu venha um sinal que ponha fim a este absurdo.

2 comentários:

A Chispa disse...

Cara Susete, a burguesia tem destes DEVANEIOS,mas esperar que do céu venha ALGO? Bem pode esperar sentada,porque vai esperar durante muito e muito tempo.
Sugero-lhe mesmo,que antes de denunciar o dito Arquitecto,denuncie, mas é a Igreja,porque foi esta que o contratou e aprovou o dito projecto,enquanto há escolas e hospitais e centros sociais de apoio à infânçia e velhice sem condições e a cairem de podres.

Além de tudo isto,sugerimos-lhe, que visite a "achispavermelha.blogspot.com",talvês esta possa apresentar soluções para o dito problema.
Saudações

Susete Evaristo disse...

Caro Chispa
Vou já de seguida visitar o blogue que recomenda, antes porém quero esclarecer que não estou a denunciar o arquitecto que como artista que é, tem direito aos seus devaneios.
Denuncio isso sim a igreja cujos ensinamentos de cristo não segue.
Mais importante que ter um local público de culto,(como o farizeu da parbola biblica, que orava em pé para que fosse visto em público)o melhor seria distribuir a riqueza que ostentam.
aliás Jesus, na biblia é ensina que "se queres orar fecha-te no teu quarto e Deus te ouvirá" podem não ser bem estas palavras mas é este o sentido.
Por outro lado como sabemos diz a biblia que cristo tinha apenas um vestido e umas sandálias.
Como pode uma igreja que diz seguir a Cristo ostentar tanta riqueza.
Denuncio também a CML, neste caso, por gerir mal um património que lhe não pertence, os terrenos podem estar sob gerência da Câmara mas são património de todos.