385 - Petição por António Tabucchi

António Tabucchi, escritor, autor de romances como “Tristano Morre”, “Requian”, ou o mais conhecido de todos “Afirma Pereira” levado ao cinema, cujo principal personagem (um jornalista português) é interpretado por Marcelo Mastroiani.
A par da sua carreira universitária o escritor, é jornalista e nessa qualidade vê-se neste momento confrontado com uma situação no mínimo caricata.
Depois de em Maio de 2008, ter publicado no L'Unitá, os laços mafiosos de Renato Schifani, advogado italiano, que é um dos principais suportes políticos de Berlusconi, onde Tabucchi, apenas repetia as informações que já eram conhecidas do público, dizendo que o presidente do Senado Italiano, tinha sido absolvido apesar das suspeitas, Schifani processou o escritor pedindo uma indemnização no valor de 1350 mil euros.
Porque está em causa a liberdade de imprensa que urge defender, um conjunto de intelectuais lançou um apelo em forma de petição a favor de Antonio Tabucchi. Entre os primeiros subscritores encontram-se os cineastas Theo Angelopoulos, Costa-Gravas, os escritores Philip Roth, Jorge Semprun e Fernando Savater.
Na origem deste apelo estão também dois portugueses, António Lobo Antunes e Mário Soares, a petição conta já com mais de 1200 assinaturas, não só de intelectuais como de gente anónima que pauta os seus ideais pela defesa da Liberdade e Democracia.
Aqui fica o endereço para assinatura:

Sem comentários: