365 - A lucidez de Saramago

Confesso que nem sempre estou de acordo com declarações até mesmo a nível politico, feitas pelo meu camarada José Saramago, porém, não poderia estar mais de acordo com as considerações que teceu na conferência de imprensa, referentes ao Deus descrito no Pentateuco, ou seja nos primeiros 5 livros da Bíblia.
Os estudos bíblicos que em tempos fiz, os conhecimentos que depois, ao longo da vida fui adquirindo, levam-me de facto a concluir que, das duas uma ou Deus não tinha nada que fazer naquela semana em que criou o mundo e criou o homem para poder ter algo com que brincar, ou estava cansado de estar sozinho o que não deve ser nada agradável.
Vejamos então só duas ou três descrições bíblicas:
Logo no capítulo 2 versos 17 do livro de Génesis, é referido que Deus proibiu o homem de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, e ameaçou “…porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”
Até aqui todo o relato do livro é sobre a criação divina, referindo a cada passo dessa mesma criação: "E viu Deus que era bom."
Ora aqui uma pergunta me baila na cabeça: Teria Deus, receio que o homem ao ter os conhecimentos que o fruto da árvore (e em local nenhum refere que era maçã isso já é invenção posterior) mas dizia eu, haveria algum receio de que o homem ficasse com os mesmos conhecimentos científicos que o seu criador?
Espanta-me então que a ameaça de morte por comer daquele fruto, se tenha ficado depois, somente pelo reconhecimento de que estavam nus.
Deus afinal mentiu e a serpente (a tal da tentação e que geralmente se associa ao demónio) que garantiu ao homem que ao comer do fruto da árvore da ciencia do bem e do mal, nem o homem nem a mulher morreriam foi quem falou verdade.
Mais tarde já com Abel e Caim a trabalhar, um a terra outro no pastoreio e querendo ambos agradar ao Senhor, fizeram-lhe oferendas do produto do seu trabalho. Abel ofereceu um animal e Caim o produto da terra. Deus agradou-se da oferta de Abel mas não da de Caim, versículos 4 e 5 do capítulo 4 do livro de Génesis “E atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente e descaiu-lhe o semblante”
Deste episódio resultou a morte de Abel, o primeiro assassinato da história da humanidade provocado pela injustiça, na dualidade de aceitação do esforço do trabalho.
Caim que se esforçou por trabalhar a terra semeando, regando e cuidando das plantas, viu-se preterido por Abel, que se limitou a guardar as ovelhas.
Ao longo de toda a história Bíblica, em especial no Velho Testamento, temos relatos de proibições, castigos e injustiças, nas quais não vemos um Deus pai, mas um Deus carrasco para quem não cumpra a Sua vontade, isto apesar de ter "dado" ao homem o livre arbítreo.
O resultado foi a onda de corrupção e violência (que continua até aos nossos dias sem melhoras) não obstante as várias catástrofes que lançou sobre a terra, ele foi o dilúvio, ele foi a confusão das línguas, ele foi a destruição pelo fogo, etc. etc. etc.
Entretanto a humanidade permaneceu, assim como a mentira e as guerras que levam à morte.
E já agora pensemos nisto: permaneceu também a pouca aceitação e reconhecimento do esforço do trabalho e dos trabalhadores!
Ainda não li o livro mas será certamente o meu livro do mês a ler com agrado.

9 comentários:

XICA disse...

Amiga, volto mais tarde para beber desta fonte, o tempo agora, é só para dizer aos amigos que vou voltar depois da casa organizada.

Anónimo disse...

E quantas mentiras disseram os comunistas ao longo dos tempos para enganar os trabalhadores?! Prometem liberdade e criam DITADURAS! Prometem bem estar para todos e depois são os senhores do Poder que vivem que nem nababos e o povo que se lixe! Construíram o muro de Berlim! Mataram e perseguiram quem se opôs aos seus regimes de ditadura! Criaram polícias políticas como a PIDE ou pior! Bela moral, balofa e cínica!

Susete Evaristo disse...

Caro Anónimo
Se os seus conhecimentos se ficam pelo Muro de Berlim e ditaduras Comunistas, é melhor adquirir um pouco mais de informação mesmo através da net.
De qualquer forma aqui vai.
Ora vejamos:
É claro que não ignoro que o Muro de Berlim existiu, é verdade a ditadura do proletariado, é verdade que durante a Guerra Fria existiram policias politicas, quem não conhece ou ouviu falar na KGB mas também na CIA na PIDE ou na GESTAPO, na STASI, etc. etc. etc. Tudo isso é verdade consta de qualquer manual de História Mundial.
E hoje que o mundo se diz mais democrático, o muro de Berlim caiu, a "Ditadura Russa" desvaneceu-se assim como as duas potências que equilibravam o Mundo.
Os EUA com a sua "democracia" passaram a ser os únicos Senhores sem oposição!
O que temos mais afinal?
Guerras, Povos chacinados, Corrupção, Miséria e Fome, Falta de Trabalho,Imigração Clandestina, Doenças de toda a espécie,drogas etc. etc. etc.
Quanto a Muros havia de facto o de Berlim mas agora há o dos EUA/México o de Israel/Palestina o de Espanha/Marrocos e das Favelas no Brasil/Rio de Janeiro.......
Em Portugal a protecção dos trabalhadores, a protecção na saúde, na velhice e na Infância é o que sabemos. Quanto ao resto basta ler as noticias.
Quer mais alguma informação?
Por hoje chega mas, se se identificar posso até enviar-lhe algumas fotos que o farão pensar, antes de falar.
Tenha uma muito boa noite
Susete

Anónimo disse...

Cara senhora, parece que, para si, uma mão lava a outra. Para mim tão tenebrosa foi a PIDE como a Stasi ou KGB e não há argumentos "ideológicos" para defender o indefensável. Claro que o Mundo tem ainda muita coisa para corrigir, mas também é certo que jamais um regime comunista trouxe liberdade, riqueza generalizada e progresso social. Actualmente veja-se a demência do regime comunista norte-coreano e já nem vale a pena falar de Cuba, onde nada falta aos dirigentes do partido no Poder, mas o POVO (sobre) vive com parcos recursos, racionamento, casas a cair aos pedaços, zonas de lazer para estrangeiros e onde o pobre cubano é impedido de entrar, etc. E que não venha o velho argumento do "boicote norte-americano", porque Cuba pode negociar livremente com quaisquer outros países do Mundo, vive actualmente do Turismo internacional, pelo que esse argumento é apenas uma forma de nada mudar e até é útil ao ditador. Cara senhora: a senhora certamente não aceitaria viver num regime de partido único, com censura dos órgãos de Comunicação Social, com polícia política, etc. Reconheço que muitos e muitos comunistas lutaram contra isso nos tempos da ditadura salazarista de má memória. Então como é que os comunistas justificam a defesa de regimes onde, precisamente, aquilo que existem são ditaduras de partido único, com "jornal oficial", com censura da Comunicação Social e programas de horas com os ditadores na TV a arengar e ainda por cima o Povo vive na miséria?! Não haverá, neste âmbito, ou uma enorme contradição ou uma enorme hipocrisia?...

Susete Evaristo disse...

É muito fácil procurar argumentos por esse mundo fora, mas porque não olharmos para Portugal, um país de regime democrático, onde a corrupção, o compadrio e a injustiça imperam, onde cresce a pobreza, a fome (muitas vezes envergonhada)os bairros de lata o desemprego o analfabetismo, onde não se protege nem se respeita o trabalho(para nós que estamos mais ou menos confortáveis a esses níveis) podemos esgrimir ideias e ideologias alencar aqui paises uns com ditaduras outros em que encapotados de democratas também não são melhores, em que a educação a saúde e o bem estar não são iguais para todos, e não se julgue que a pena de morte só existe na china, em alguns desses países considerados democráticos ainda há pena de morte.
Assim e porque cada um mesmo que em ditaduras é livre de pensar o que quizer, eu, que afinal vivo num país que conquistou também a liberdade expressão e de opinião (se não estou em erro)escrevo o que entendo num espaço que é meu quem não gostar paciência.....
Uma coisa lhe garanto, escrevo o que sinto, defendo o que entendo, manifesto-me e dou a cara, pelo que de hipócrita não me podem apelidar...

Anónimo disse...

Tem toda a razão: a senhora escreve o que entende e pensa como bem entende e pode exprimir aquilo que pensa e defende. Ainda bem! A contradição está em defender uma ideologia (comunismo) que NEGA essa possibilidade aos cidadãos que vivem sob esse tipo de regimes e que IMPÕE uma "voz única". Ainda bem que a senhora não vive num regime comunista e tem, nesta democracia capitalista cheia de defeitos, toda a Liberdade do Mundo... Cumprimentos.

Susete Evaristo disse...

Defendo porque a liberdade de que hoje gozo foi conquistada à custa de muito sofrimento comunista e porque a minha visão do Comunismo, não é a mesma que o meu amigo tem, como deve calcular.
Defendo porque a democracia capitalista só tem gerado uma fome desenfreada pelo poder sem olhar a meios o que não dignifica muito essa filosofia politica.
Cumprimentos e continuação de uma boa tarde.

Anónimo disse...

Saúdo o seu espírito de abertura para este pequeno "debate", que é digno de registo. Tem toda a razão quando refere a luta dos comunistas contra o Estado Novo, mas é precisamente por isso que existe uma contradição insanável entre quem defende uma ideologia que acabou sempre com regimes de partido único (não há um único regime comunista que não tenha acabado sempre assim, porque tal faz parte da matriz ideológica do comunismo), depois de andar a combater uma outra ideologia totalitária. Cara amiga, se nem entre duas pessoas estaremos sempre de acordo em tudo, como é que o comunismo se propõe "formatar" todas as mentes de forma a terem que estar de acordo com um só partido e as suas determinações?... Dirá que o comunismo é uma bela utopia, de um futuro onde toda a gente estaria em uníssono a apoiar um só ideal, mas a mim tal apenas me parece uma sociedade de "robots", sem vontade própria, sem capacidade de discordância, etc. Mas este meu comentário começou com aquilo que Saramago (escritor que muito admiro, sublinhe-se) disse sobre a Bíblia e que foi de uma banalidade total. Não deixa de ser curioso que um comunista (como ele é) leia a Bíblia "à letra", mas depois não leve "à letra" também aquilo que o comunismo propugna e que não é nada mais do que a instauração de uma "ditadura do proletariado", isto é, uma ditadura de partido único, i.e., o partido comunista. São estas as muitas e muitas contradições desta ideologia... Não coloco em causa que exista gente boa e gente empenhada dentro da causa comunista, mas certamente também existiriam bons chefes de família e grandes intelectuais entre os defensores do fascismo ou nazismo, e nem por isso essas idelogias passam a ser "aceitáveis", creio eu. Com os melhores cumprimentos.

Susete Evaristo disse...

Como já deve ter reparado gosto de discução de ideias aceito a forma de pensar dos outros mas defendo a minha forma de pensar, pelo que vi, pelo que vivi, pelo que continuo a viver.
Sou militante Comunista há já alguns anos, tenho responsabilidades a nível de politicas a nível de comissão de freguesia, mas não tenho uma visão fechada, mais nunca, mas nunca, fui formatada ou me foram impostas exigências em termos de, como se costuma dizer “afinar por um mesmo diapasão” antes pelo contrário temos belos combates de ideias.
O que digo e o que escrevo é o que sinto e o que penso.
Aliás como deve ter reparado eu começo o meu artigo sobre Saramago dizendo que nem sempre estou de acordo com ele nas suas declarações a nível politico, ora se o meu partido fosse assim um partido tão fechado sobre si mesmo, como muitos pensam, dizem e escrevem eu não teria condições de discordar de Saramago.
Muito antes de ser militante fui simpatizante, isto é, tanto quanto me lembro desde os meus 12 anos, vem a minha simpatia pelos Comunistas, pela sua honestidade de pensamento, pela força das suas convicções autenticidade de pensamento e combate politico. Há-de então perguntar-me porque não me fiz militante mais cedo? Pois bem respeitei o medo que a minha mãe tinha mesmo depois do 25 de Abril que me acontecesse o mesmo que sabíamos ter acontecido a outras militantes.
O que diz sobre a matriz comunista é mais uma ideias pré-concebida e se pensarmos um pouco e pela experiência, a matriz da pseudo-democracia em que vivemos também não tem resultados muito positivos, pelo menos para a maioria das pessoas e a maioria são os mais pobres.
Na realidade vivemos dentro de uma ditadura-económica em que quem manda são os seus pesos pesados, ou seja, os grandes grupos económicos e os detentores dos meios de produção, os que não tem respeito nem pelo trabalho, nem pelas pessoas que o fazem. O seu fito é apenas o lucro o lucro e mais lucro, esquecendo-se que um dia morrem e tudo fica por cá.
Quando afirma: “Dirá que o comunismo é uma bela utopia….”. Sinceramente lhe digo que a utupia Comunista seria um mundo melhor em que todas fossem iguais em que todos tivessem… olhe, tudo o que está consagrado na Constituição Portuguesa mas que só alguns usufruem, os que tem dinheiro.
Na verdade será utupia pois que enqundo houver quem queira ter mais do que Ser mais o mundo dificilmente terá melhoras, não é porem essa constatação que me fará baixar os braços na luta por um mundo melhor e em que acredito.
Quanto ao inicio da nossa “conversa”, pois também lhe digo (como também referi no artigo) que li a Biblia, fiz estudos bíblicos da mesma forma que li o Corão, tal como tenho lido sobre o Hinduismo, sobre o Budismo, mas também as crenças chamadas de paganismo, tanto o grego, como o romano, ou o celta e como livre que sou, embora não tenha talento para tal, poderia escrever e discorrer sobre estes temas, porque o problema não está na escrita mas na leitura e só lê quem quer e gosta.
Boa tarde