124 - Festas de Lisboa I - Santos populares

Fernon Martin di Bulhon y Tavera Azeyedo, nasceu em Lisboa em 15 de Agosto de 1195 mudou o nome para António quando em 1220 entrou para a Ordem dos Franciscanos , morreu em Pádua, sob o nome de António em 13 de Agosto de 1231.
Mais conhecido por Santo António, já que foi declarado Santo em 30 de Maio de 1232 (11 meses e 17 dias após a sua morte).
É tido como padroeiro de Lisboa que o é, desde 1934, mas como segundo padroeiro já que o primeiro é S. Vicente, mas essa história ficará para mais tarde. O que agora importa referir é que as tradicionais festas da cidade reúnem duas vertentes uma católica e outra profana sem no entanto se pensar muito nas suas raízes.
Acontece que o dia 21 de Junho marca o solestício de verão altura em que em tempos ancestrais os homens louvavam o Deus Sol e entre cânticos e orações ofereciam os seus sacrifícios às forças da natureza.
Como outras festividades profanas, também estas deram lugar a festividades religiosas tendo-se agregado a estas, os três santos que terão marcado o mês de Junho na liturgia da Igreja Stº. António, S. João e S. Pedro.
S. João primo de Jesus também chamado de “baptista” porque baptizava as pessoas no rio, crê-se ter nascido em 24 de Junho daí ser festejado nesse dia.
S. Pedro, cuja data comemorativa é 29 de Junho, dia do traslado dos seus restos mortais já que a data real do martírio, de acordo com um cruzamento de datas de acordo com a arqueóloga Margherita Guarducci, seria 13 de Outubro de 64 d.C.
Ora cobre-se assim toda a parte final de Junho, com festas de caris religioso ainda que com parte profana, o mês que como acima se disse era marcado pelas festividades do Solesticio de Verão.
Desenhos daqui.

2 comentários:

XICA disse...

Nã se pode uma pessoa descuidar e é isto, truz a môça em acção, tã e é dô conta de tanta informação? Decididamente, nã quero porque nã posso conpetir contigo, nã tenho estudos!

Susete Evaristo disse...

Miga estudos o que é isso? eu também não tenho embora seja curiosa e hávida de conhecimentos e coisas novas. Isto é bichinho herdado do meu avô que mo passou tinha eu os meus 14 anos depois asseigou-se-me à pele ao cerebro ao coração e não há meio de o matar.