482 - Festas da cidade - Serpa 2011

Oficios tradicionais

Sapateiro, quem não se lembra se tiver já alguns aninhos de ter usado sapatos ou botas feitas por medida? Eu usei é certo que era ainda criança mas os meus sapatinho feitos pelo mestre Bento (creio que era este o seu nome) que tinha a sua oficina no Largo das Portas de Moura. E o que duravam as botas feitas de pele natural.

E as lindas cadeiras de assentos e por vezes encosto de buinho entrelaçado como só um bom cadeireiro sabe fazer.
O Ferreiro outra profissão que aos poucos se vai extinguindo.

Assim como o abegão, homem experiente na confecção das carroças, que tanto serviam para o transporte de pessoas como para o transporte de mercadorias, uma parelha de mulas ou por apenas um burro. De madeira e todas trabalhadas à mão com as suas duas grandes rodas, era o transpote mais usual ainda em meados do sec. passado. Estava longe a vulgarização dos automóveis.


Desde tempos imemoriais que o barro é utilizado para a fabricação de utencilios domésticos. Nas terras de barro do Alentejo também assim é. O oficio de Oleiro
era um dos mais importantes e desde as infusinhas, que lembro custavam 5 tostões até aos grandes alguidares de amassar era toda uma panóplia de utensilios de barro que se usavam tanto nas casas dos mais pobres como nas dos que tinham posses para compar loiça melhor. Haverá coisa melhor que beber por um copo de agua fresca contida numa bela infusa, ou um gole de vinho por uma caneca de barro?
O barbeiro, profissão que ainda existe embora a maioria das barbearias tenha dado lugar aos cabeleireiros de homens A Costureia e o Alfaiate, duas profissões que me dizem muito já que descendo de uma geração de costureiras de fato de homem. Também eu viria a aprender a costura mas optei pelos vestido por serem mais bonitos com cortes diferentes por isso muito mais variáveis.
Ora aqui está uma ingrata profissão. Se por um lados todos esperavam a sua visita para afiar tesouras e facas, bastava que se ouvisse o toque da sua flauta, para se murmurar entre dentes "já lá vem o mau tempo" dizia-se que estes homens só apareciam quando chagava o mau tempo.

Naturalmente que no Inverno não havendo muitos trabalhos no campo está era a forma de ganhar a vida.

A fechar este grupo de Oficios tradicionais o Grupo de Percursão Ritm'Artes Vil'Artes.

Sem comentários: