468 - Dia Internacional da Mulher

Tudo começou em 8 de Março de 1857 quando na sequência da greve por melhores condições de trabalho as operarias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque foram encerradas nas instalações onde pouco depois se declarava um incêndio de grandes proporções tendo morrido 130 das trabalhadoras.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Em 1977 as Nações Unidas decretaram este dia como o Dia Internacional da Mulher.
Também neste dia, mas em 1917 as mulheres Russas manifestaram-se contra a fome e contra a guerra, com grande determinação enfrentando mesmo os Cossacos o terror dos guardas do Czar, gritando-lhes: Cossacos, vocês são nossos irmãos, vocês não podem atirar sobre nós. Este movimento viria a precipitar os acontecimentos da Revolução de Fevereiro.
Só acrescentar que não obstante o dia se comemorar um pouco por todo o Mundo a maior parte das mulheres desconhece o motivo que lhe deu origem e o comércio desvirtuou-o transformando as suas comemorações em mais um dia de negócio. Por outro lado as mulheres continuam nos dias de hoje a sofrer a discriminação que todos conhecemos, salários mais baixos, desemprego, e até na participação política, está em minoria.
Mesmo assim vale a pena comemorar este dia que é nosso e fazer despertar as consciências para a luta pelos seus direitos.

5 comentários:

Maria disse...

Obrigada, um abraço para ti.

Domenico Condito disse...

Neste dia especial passei para deixar um abraço.

Susete Evaristo disse...

Obrigada meu amigo neste dia é muito gratificante estar lado a lado também com os amigos/companheiros homens.
Um abraço

Anónimo disse...

É uma vergonha...
Em Évora existe um call-center que explora os jovens alentejanos, com contratos precários... há muitos anos... usando-se o sistema de rescindir com uma empresa e fazer contrato com outra.
Trabalhamos com todos os sistemas informáticos do grupo caixa seguros, Império Bonança, Fidelidade Mundial e Multicare, mas não temos o direito a receber um preço mais justo pelo nosso trabalho, tal como os funcionários das Companhias?
Quando contactamos os clientes das Companhias é como se fossemos funcionários destas Companhias, mas para recebermos ordenado já não nos identificamos como tal.
Limitamo-nos a receber entre € 400,00 a € 500,00 e somos tratados como máquinas, pior ainda… pois quando os computadores não funcionam, não existe remédio… quando estamos a precisar de ir à casa de banho, já temos tempos estipulados e a correr depressa.
O Call-center já funciona há muitos anos, muitas empresas passaram muitos “escravos” ficaram…
Agora que mudaram a gestão do Call Center, para uma empresa de escravatura dos tempos modernos, denominada Redware, do grupo Reditus, decidiram inaugurar… vejam lá… inaugurar o Call Center, que devia-se chamar Senzala.
Este grande acontecimento vai acontecer amanhã, dia 25 de Março, e vai ter direito à visita do Secretário de estado para a inovação Carlos Zorrinho, do Presidente da Câmara de Évora José Ernesto Ildefonso Leão de Oliveira, do Presidente da Caixa Geral de Depósitos Fernando Faria de Oliveira, do Presidente das Companhias de Seguros do Grupo Caixa Seguros Jorge Magalhães Correia e as suas comitivas.
E pergunto-me vão inaugurar o quê, mais uma fase da exploração de pessoas, que têm que se sujeitar às condições destes empregos porque não existe mais nada?
Mas não somos pessoas?
Não devíamos ter direito a usufruir de condições mais justas pelo nosso trabalho, para termos direito a viver?
Até quando é que o nosso Pai, a nossa Mãe, o nosso Tio, a nossa Tia,… poderão ajudar-nos?
Mas depois é ver a publicidade destas empresas, em que parecem todos bons rapazes e muito solidários, eis um exemplo http://www.gentecomideias.com.pt/gentecomideias/Pages/MensagemdoPresidente.aspx
Sr. Presidente da Câmara, tenha vergonha em pactuar com esta forma de escravatura… ponha a mão na sua consciência, isto se ainda a tiver…

Susete Evaristo disse...

Caro Anónimo
Neste momento está em curso uma oportunidade única para fazer valer os seus direitos.
Aproxima-se mais uma batalha eleitoral pois bem não fique em casa nem escolha alguém que continue e/ou agrave o caminho que nos levou a este estado de sitio e bancarrota.
Vote naqueles que com toda a determinação defendem o Estado e a Justiça Social e a justa contribuição de quem tem lucros chorudos.
Um abraço
Susete