457 - Decepcionou-me a entrega do Premio Nobel da Literatura

O Prémio Nobel da Literatura concedido este ano a Vargas Llosa, deixou-me decepcionada porque a minha aposta estava toda dirigida para um autor que considero um dos maiores romancistas do nosso tempo.
O prémio atribuído a Llosa segundo consta: "por sua cartografia das estruturas de poder e de imagens, e sua mordaz resistência, revolta e derrota do indivíduo”
O que é isto o que quer isto dizer?
Confesso que não percebo nada de jogos florais ou de palavreada, nem quais os critérios que movem a Academia Sueca na atribuição do Prémio Nobel, nas suas várias vertentes, tal como não consigo entender esta justificação que nada me diz.
Deve ser linguagem académica de alto gabarito que o comum dos mortais nada tem perceber.
Tão pouco posso perceber como nem sequer foi mencionado o nome de um dos maiores romancistas vivos, com uma obra notável Haruki Murakami.
Deste escritor tenho vários livros como "Kafka à beira Mar" ou “Sputnik meu amor” porém destaco “Crónica do Pássaro de Corda” como um dos meus favoritos. Um livro que não obstante as suas 632 páginas se lê com entusiasmo não deixando que nos desliguemos das suas personagens.
Humildemente deixo aqui as minhas homenagens a Murakami.


Sem comentários: