430 - Michael Moore em Cuba

Michael Moore é um conhecido documentarista norte americano. Em 2008 levou a Cuba 3 pessoas que trabalharam nas ruínas do World Trade Center, onde adquiriram graves problemas de saúde, com dificuldades de acesso no seu país (EUA)aos tratamentos de que necessitam. Vale a pena ver e meditar.

Mas apesar de tudo na verdade os Cubanos têm falta de liberdade
Falta de liberdade... para assaltarem idosos e crianças.
Falta de liberdade... para agredirem professores dentro das escolas.
Falta de liberdade... para dispararem contra polícias.
Falta de liberdade... para desrespeitarem o seu semelhante.
Falta de liberdade... para políticos corruptos que enriquecem à sombra do erário público.

2 comentários:

Francisco disse...

É curioso que a sua defesa da ditadura cubana pareça ter os mesmos argumentos dos partidários do Estado Novo, uma vez que também eles elogiavam o chefe, a "paz nas ruas", o "respeito", etc. Não coloco em causa que em Cuba haja ensino e saúde mínimos para todos. Pergunto-lhe: se Salazar desse saúde e ensino gratuito a todos (e em parte até deu...) a senhora deixava de criticar o carácter ditatorial do regime? Em Cuba há um partido que é único. Todos os candidatos a eleições (?) são desse partido. O poder passou de irmão para irmão. A senhora chama a isto "democracia"? Não me venha com as "conquistas" do regime, porque toda a gente sabe que aquilo é bom para...os turistas! Também não venha com o "bloqueio" porque não é o "bloqueio" que impede a liberdade e a democracia, nem é o "bloqueio" que prende quem discorda. Aliás Cuba pode transaccionar com todos os países do Mundo, por isso o "bloqueio" é uma fantasia útil até para o regime se vitimizar... Cara senhora, respeito as opiniões de todos e peço desculpa se vim aqui escrever algo que lhe deve desagradar, mas sou incapaz de me silenciar quando vejo alguém a defender um regime de ditadura, de partido único, elogiando isso! Estou certo que a senhora não aceitaria uma ditadura no seu País, ainda que lhe dessem ensino e saúde de borla. É nisso que os comunistas continuam a não aprender com as lições da História e se assemelham, realmente, aos fascistas que dizem combater. Cumprimentos.

Susete Evaristo disse...

Se o meu amigo não consegue ver a diferença quem sou eu para o fazer entender?
Há coisas e pessoas que por muito que se explique continuam obstinadas e só conseguem ver um caminho.
Na politica assim como na vida cada um faz as suas opções. Podemos esgrimir argumentos mas nem todos estamos dispostos a ver para onde nos levam certas escolhas.
Nenhum governante pode DAR como o amigo diz saúde e ensino gratuito, pois é um DIREITO do povo e esse direito foi-nos negado no tempo de Salazar, ou como explica o nível de analfabetismo que existia?
Hoje, hoje não pode negar o estado ou melhor, o mau estado a que chegou a saúde e o ensino para não falar noutros direitos que não tem sido acautelados pois os governantes tem tido mais a preocupação de governar-se e exemplos não faltam é só pensar um pouco.
Em Cuba não há ensino mínimo gratuito mas todo o ensino oficial.
Quanto ao poder há países democratas em que o poder passa de pais para filhos e nós não nos espantamos com isso.
De facto o bloqueio não impede a liberdade e a democracia mas condiciona o bem estar e a vida dos povos.
E não é só os bloqueios entre países são também os bloqueios de mentalidades há-os para todos os gostos.
Veja-se inclusivamente a resposta dada a Obama quando propôs ao senado que o direito aos cuidados de saúde fosse um bem de todos?
por outro lado veja-se o que aconteceu e continua a acontecer no Iraque por iniciativa de um pais (antigo aliado diga-se de passagem) que enche a boca de democracia mas que na realidade se comporta como um tirano (não o povo é certo, mas os seus dirigentes políticos) e levou na onda outros países também democratas e o resultado dessa guerra baseada numa mentira?
Veja-se o que está a acontecer no médio Oriente ou Francisco concorda com Israel e o bloqueio a um país soberano por um pais dito democrata que não aprendeu nada com o seu passado.
E só Cuba merece reparos?
Ainda bem que respeita as opiniões mesmo discordando da minha é que aqui neste meu espaço publico aquilo em que acredito sou republicana convicta, agnóstica e democrata.
Entendo a democracia feita de escolhas embora sujeita a escolhas que nos tem levado para o abismo a que estamos a chegar, porem não abdico de defender o que estou convicta seria melhor para o meu país.
O meu amigo faz o favor de discordar, vivemos em democracia, tenho de aceitar a sua opinião que não é de todo a minha.
Volte sempre
Cumprimentos