419 - Ainda a visita papal

Não querendo deixar de me associar à visita papal e ao mesmo tempo contribuir para o esclarecimento do que de verdade se passou em Fátima no dia 13 de Maio de 1917, venho recomendar a leitura do livro "Na Cova dos Leões" de Tomás da Fonseca que a editora Antígona em boa hora reeditou e por um preço acessivel 11,90 €.
Este livro proíbido no tempo do Estado Novo, mas a que tive acesso por volta de 1964, dá-nos testemunho da vilania perpetrada contra três crianças inocentes e quase analfabetas, duas das quais morreram, quem sabe se na sequência do terror que lhes fizeram crer existir, tendo a mais velha sido literalmente sequestrada e afastada dos pais e familiares.
O medo, a simplicidade a exploração da crendice de um povo ignorante e supersticioso, tudo foi conjecturado de tal forma que, ainda hoje leva milhões de pessoas a idolatrar (palavra proibida na Biblia) a imagem de uma aparição que resultou de uma outra forma de crueldade sobre crianças, quase tão obscena como a pedófilia.

6 comentários:

Anónimo disse...

Obscena é a comparação que a senhora faz entre Fátima e "pedofilia"! Diria mais: de baixo nível. Realmente os comunistas nada aprenderam com as lições da História: continuam a insultar quem tem Fé, continuam a destilar ódio contra a religião católica (é curioso que nem piam sobre o islamismo e sobre a repressão, por ex., das mulheres em regimes islâmicos, mas a "cumplicidade ideológica" com alguns regimes e movimentos obriga a vergar a espinha...). Que "medo" mete o mistério da Fé aos comunistas... Sabe porquê? Porque a Fé dá força para combater todas as tiranias. Porque a Fé é mais forte do que a sua ideologia materialista e finita. Porque a Fé respeita a individualidade de cada ser e o comunismo apenas vê "máquinas" obedientes e "massas" disponíveis para as suas manobras. Porque a Fé é Luz e a sua ideologia é noite, negrume, morte, repressão, medo. Foi sempre assim. Nunca deixará de ser assim. Mas há limites até para quem não tem Fé: o respeito pela Fé dos outros. Este seu escrito sobre Fátima e as referências sobre pedofilia são execráveis. Até para uma comunista.

Susete Evaristo disse...

Obscena é a sua forma de comentar sem se identificar.
Eu sou livre de pensar e escrever o que quizer assumindo as minhas palavras sem me esconder atrás de uma cortina de anonimato.
Identifique-se se quizer estar à altura dos ideais que defende assim como eu defendo os meus.

Anónimo disse...

Para discutir argumentos precisa de identificação?! Essa é boa! Para quê? Discuta ideias, não pessoas! O seu escrito é tremendo de ódio e de vulgaridade, faz tábua rasa da Fé de milhões de pessoas (certamente todas ignorantes para si!), insinua um conjunto de calúnias sobre o mistério de Fátima, até com a vileza de referir a pedofilia, como se tivesse alguma coisa a ver com Fátima! Tenha vergonha!

Susete Evaristo disse...

Não não preciso porém gosto de falar com gente e não com espectros.

Anónimo disse...

Tenha a certeza que está a falar com gente. Com gente que tem Fé e se sente profundamente magoada quando depara com este tipo de escritos. Com gente que não concorda com a sua ideologia política mas respeita a luta de pessoas que foram comunistas e lutaram em Portugal para termos democracia. É esse respeito que a minha Fé, a minha religião e a de milhões de pessoas em todo o Mundo deve merecer, entende? Por que se encarniçam tanto os comunistas contra a Igreja Católica e nem uma palavra de censura têm para, por exemplo, a religião islâmica, tão repressora, tão castrante, tão violenta em muitas partes do Mundo? Garanto-lhe que não está a falar com um espectro, está a falar com gente de carne e osso como você. Pode não me respeitar nem à minha Fé: respeite a de tantos homens e mulheres da Igreja que combateram o fascismo, que combateram a repressão comunista, que deram a vida pela liberdade como camaradas seus. Respeite padres como o padre Alberto Neto e católicos como os que estiveram na Capela do Rato. Respeite quem defende Amor, compaixão pelo próximo, ajuda aos mais pobres e desfavorecidos, etc. Essa é a minha Fé e Fátima um mistério universal muito maior do que a calúnia, o comentário miserável, a vilania do ódio. Ninguém a obriga a acreditar: respeite. Ninguém a obriga a ter Fé: respeite a dos outros. Olhe que até o Fidel recebeu o Papa e o povo saiu à rua para o saudar, porque realmente o espírito humano, cheio da luz da Fé num ser muito superior a tudo isto, é capaz de se transcender. Tentar enlamear toda uma religião, todos os homens e mulheres de boa vontade que a professam, tentar destruir essa Igreja com calúnias e procurando transformar a excepção em regra, apenas demonstra ignorância e maldade. Pedófilos são criminosos e devem ser punidos, ponto final. Infelizmente existem em todo o lado e devem ser combatidos em todo o lado. Mas não se generalize para se tentar destruir todo um edifício. Aliás, não são os comunistas que dizem que "o comunismo não foi aquilo que sucedeu na URSS, houve desvios e erros"?... Então e a Igreja Católica e seus seguidores já é toda metida no mesmo rol de "pedófilos" e "aldrabões"? Haja respeito, para se ser respeitado.

Susete Evaristo disse...

Sim de facto agora percebi com quem estou a falar e até fiquei surpresa pela sua dedicação no seguimento do meu modesto blogue.
Como sabe eu sou agnóstica mas conheço os dogmas das religões pois como também sabe até pratiquei, nos meus tempos de menina e moça mas tenho a particularidade de ser curiosa o suficente para querer conhecer para além do que possam impingir-me e por esse facto é que me tornei agnóstica ou seja longe de qualquer religião.
Para responder a este e ao outro comentário que me deixou devo esclarecer que não odeio ninguém mas se por acaso tivesse esse sentimento estavamos em pé de igualdade com a diferença de que enquanto eu conheço os dogmas da igreja, a senhora não conhece a filosofia comunista ou seja o desejo de uma sociedade sem classes. Só sabe o que de mau foi e ainda é apontado mas sem o conhecimento que lhe dê a capacidade de pensar pela sua própria cabeça.
Sim eu também li tudo o que refere mas também conheço a forma de vida nos estados capitalistas uns porque lá vivi outros por conversas que tive com quem lá viveu e ainda o que vem de vez enquando nos jornais é publicado em especial o que se passa no expoente máximo do capitalismo ou seja nos EUA, ainda bem que a situação por lá esta a mudar embora muito devagar.
Eu respeito todas as confições que não sejam induzidas mas espontaneas incluindo as que como sabe são praticadas pelas tribos em Africa, América e Asia onde ainda mal chegou a civilização ocidental e que tem os seus deuses e as suas convicções pois até essas eu respeito.
Quanto a meter todos no mesmo rol isso é sua invenção, não disse isso e se tivesse lido com alguma atenção o que escrevi teria visto que sobre a associação do 3º segredo de Fátima aos casos de pedófilia foi o próprio papa que o fez, aliás pode ler pois foi publicado no Diário de Noticias.
Aconselho-a mesmo a ler mais leia o livro Na Cova dos Leões e também as palavras publicadas em: http://padremariodalixa.web.pt