387 - A Terra tremeu em Portugal

Um tremor de terra foi sentido, hoje dia 17 de Dezembro, pela 1,37 horas, em Monte Abraão.
Do mesmo tinha-nos chegado noticias, 2 a 3 segundos antes pela internete, em duas palavras (tremor de terra) enviada por um amigo residente no Algarve.
Segundos depois, chegava-nos a noticia de um segundo tremor de terra, menos intenso o qual já não foi sentido aqui em Monte Abraão.
De acordo com as últimas noticias o grau de intensidade foi de 6.0 da escala Richter, que nesta escala significa uma intensidade de grau forte.
Como curiosidade registe-se que o epicentro do sismo de hoje, sito 100 quilómetros a sudoeste do Cabo de S. Vicente, fica aliás muito perto do Banco de Gorringe, onde se tem localizado os epicentros dos sismos mais violentos ocorridos em Portugal e Norte de África.
Crê-se que aí se situou o do Terramoto de 1755, que destruiu a cidade de Lisboa, o Algarve e várias cidades de Marrocos, assim como o que se sentiu em 28 de Fevereiro de 1969, este no grau 6.5 da mesma escala de Richter e que deixou marcas especialmente no sul do país.

1 comentário:

XICA disse...

O de 69 tenho memória e recordações tristes porque me encontrava sózinha em casa com a minha mãe, valeu-nos a destreza de vizinhas que ajudaram a minha mãe a agir rápido.
Deste, só consigo deixar como testemunho " apanhei o maior cagaço que possam imaginar", senti tudinho.