369 - 31 de Outubro ou Noite das Bruxas

Noite das Bruxas ou véspera do Dia de Todos os Santos
Como se sabe desde há 20 séculos que a igreja tem vindo a trocar as festas pagãs por festas cristãs. É o caso de 25 de Dezembro, dia do solestício de Inverno na Roma Antiga em que era hábito a troca de prendas e que passou a ser festejado como o dia do nascimento de Cristo, desde o ano 354 d.C, no "reinado" do papa Libério;
Já a festa pagã do equinócio da primavera, deu aso às festividades da Páscoa, que, se por um lado nada se sabe quanto á altura do ano em que se deu a libertação dos Israelitas das terras do Egipto, quem é que hoje em dia associa a festa da Páscoa a essa efeméride?
O dia 31 de Outubro corresponde ao dia em que o povo celta comemorava o fim do Verão, no calendário celta o ano dividia-se em ciclos e eram organizados festivais sendo os mais importantes Beltane, Lughnasadh, Samhuinn e Imbolc, que correspondem às nossas estações Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Samhuinn marcava o fim das colheitas data em que se deveriam guardas as provisões para o duro inverno que se aproximava.
Nesta noite havia cerimónias e vigílias, com o objectivo de acalmar os mortos pois por ser uma noite de transição os Druídas, acreditavam ser a noite em que as almas regressavam à terra para possuírem os corpos dos vivos, era pois uma noite de azar, uma noite maldita, já que nenhum vivo queria ser possuído pelos mortos
Seria o Papa Gregório III (835 d.C.) a mudar a data da celebração do Dia de Todos os Santos, de Maio, para o dia 1º de Novembro e assim, a noite imediatamente anterior passaria a ser designada como véspera de Todos os Santos.
Com a imigração dos Irlandeses para a América por volta de 1840, levaram consigo também as suas crenças.
Mas Dia das Bruxas porquê?
Crê-se que os antigos Druídas, acreditavam na sua mitologia que duas vezes por ano, os seres sobrenaturais se reuniam. Em 30 de Abril, início da luz ou do nascimento da beleza e vida era o dia das Fadas e a 31 de Outubro e 30 de Abril, na primeira data comemorava-se o fim do ano a passagem para Samhain ou dia sem luz e por consequência a morte ou dia das Bruxas.

Sem comentários: