280 - Prós e Contras

O debate “Prós e Contras” transmitido ontem no canal público de televisão, foi tudo menos debate.
É este o exemplo do debate político que o partido do governo e o dito maior partido da oposição vão levar para Bruxelas? É com debates desta natureza que os senhores representantes destas forças políticas querem cativar os eleitores? São estas as preocupações que os movem?
É que se são, mal vai a coisa. O “debate” não foi debate, nem foi esclarecedor das políticas e linhas de orientação que vão defender na UE, foi pelo contrário bem esclarecedor das preocupações que movem estes senhores e as suas políticas, uma vez que o tempo de antena se gastou apenas em cerrados ataques pessoais, entre os representantes de três partidos PS (partido do governo) e da oposição PSD e CDSPP.
Bem que Ilda Figueiredo se esforçou para introduzir no “debate” as questões que preocupam os portugueses e que os deveria motivar a ver tratadas no âmbito da União Europeia.
É claro que Ilda Figueiredo, já está habituada a não lhe darem a palavra em igualdade de circunstâncias e pelo mesmo tempo de antena que os outros participantes, é uma questão antiga esta de tentar calar a voz da CDU.
É um sinal inequívoco de que não interessa que o povo português seja esclarecido e pense nas questões que pesam no dia a dia das suas vidas, como a questão dos despedimentos, dos baixos salários, do endividamento das famílias e da perda do poder de compra, da cada vez mais precária situação de apoios através da segurança social, da corrupção instalada, da falta de condições no ensino, no ataque sistemático à administração publica, das leis escritas em cima do joelho como são o código de trabalho e o código de trabalho em funções públicas, etc. etc. etc.
Vital Moreira, preocupou-se mais em se mostrar independe (como se isso fosse relevante) relativamente ao partido que o apoia, não trazendo nada de elucidativo a um debate que se esperava esclarecedor das posições a tomar sobre as preocupações que a todos dizem respeito.
Fátima Campos Ferreira, tão acutilante noutros debates e noutras situações, mostrou-se subserviente ao poder instituído, deixando que os três partidos acima referidos se digladiassem, numa troca de palavras que em nada abonou o cariz do programa. Por outro lado não soube impor no debate a necessária lucidez e encaminhando da discussão para a informação que todos esperavam-mos.

2 comentários:

XICA disse...

Nem mais! Foi exactamente aquilo que senti, daquela MER...., toda, tão revoltante foi a figurinha RIDICULA do Vital Mororeira, tão nojentos os outros a encherem a boca de povo, pequenas e médias empresas, como se isso lhes dissesse alguma coisa, que só consegui salvar as raras imagens da assistência e ver a nossa Mar, tão jêtosa a nossa môça.
Jinhos

Susete Evaristo disse...

Eu também estive com atenção à assistência e também a vi. Aliás tenho comigo a foto dela no conjunto dos candidatos.
A moça tá linda e muito fotogénica.