223 - Solestício de Inverno

Foto: Obervatório Astronómico de Lisboa
Para os povos Cristãos o dia 25 de Dezembro é o dia do nascimento de Cristo para os antigos o dia do Solestício de Inverno. De acordo com o OAL o Solesticio de Inverno de 2009 será a 21de Dezembro.
25 de Dezembro, 359º dia no ano comum e o 360º no ano bissexto, do calendário gregoriano, nem sempre foi o dia religioso que hoje é.
Na verdade, a festa do nascimento de Cristo a 25 de Dezembro, não se deve ao aniversário cronológico de Jesus, mas à substituição de festas pagãs por festas religiosas.
Com o fortalecimento da religião cristã, a data em que se comemoravam em Roma as festas pagãs do "Sol Vencedor ou do Nascimento do Sol" passaram a referenciar o Natal, através da comemoração do nascimento de Jesus Cristo, entre 336 e 354 d.C.
Foi o papa Libério, governando ainda o Imperador Constantino, que ordenou que os cristãos celebrassem o nascimento de Yeshua no dia 25 de Dezembro, baseando esta escolha, em cálculos e no simbolismo de Cristo como sol de justiça (Malaquias 4:2) e a luz do mundo (João 8:12),
Há porém quem defenda (Opinião que partilho) que este é um cálculo forçado uma vez que, na própria Bíblia se encontram passagens que levam a interpretações diferentes.
Dizem as escrituras que, na noite do nascimento de Jesus os pastores se encontravam no campo, (veja-se Evangelho de Lucas 2:8-11) ora se fosse Dezembro e em Israel, Dezembro é no Inverno, os rebanhos passariam a noite nos abrigos e não ao relento.
Também o símbolo escolhido pelos apóstolos para se identificarem quando das perseguições em Roma nos dá outra pista. O símbolo era um peixe.
Como sabemos a Astronomia e a Astrologia são duas ciências que se encontravam muito ligadas a Astrologia fazia mesmo parte dos círculos de eruditos como Cícero, e os astros como regentes da vida humana, estavam na moda.
Em Roma, na Grécia e na Mesopotâmia o Zodiaco, era levado muito a sério pelo que não nos choca pensar que o peixe seria o signo pessoal de Cristo e assim teria provavelmente, nascido não em Dezembro, mas em Março, quando a primavera já irrompe pelos campos.
De qualquer forma a data comemorativa do nascimento de Cristo a 25 de Dezembro, foi aceite por todos os povos Cristãos.
Curiosamente, Portugal, foi um dos últimos países a adoptar o novo método, ou seja a era Cristã, que foi imposta pelo rei D. João I, só em 15 de Agosto de 1422, em substituição da era de César, vigente até essa data.

2 comentários:

XICA disse...

Mazonde vás tu buscar esta informação toda menher, esta casa é um pôço de informação deveras interessante e que ao comum dos mortais como eu, escapa completamente. Nesta, nem eu sabia porque ponta lhe pegar quanto mais pesquisar e escrever sobre o assunto.
Abração grande e gosti do contributo para o meu enriquecimento pessoal

Susete Evaristo disse...

São muitos livros passados pelos olhos (desde a Biblia ao livro de S. Cipriano são mais que muitos) maila internet, horas e horas sem sono e acima de tudo curiosidade muita muita curiosidade.