130 - O tratado de Lisboa explicado aos alunos do ensino secundário

Detesto ser ignorante e assim, fui à net procurar informações sobre o tratado de Lisboa e na página do Centro de Informação Jacquer Delors, encontrei estes mimos:
Tratado de Lisboa
As decisões do Tratado
Mais democracia como?
Instituições mais abertas e novas oportunidades para que cidadãos europeus façam ouvir a sua voz através:
“direito de iniciativa popular” um milhão de cidadãos Europeus poderão lançar uma iniciativa Europeia
(sublinhado meu) (Um milhão? Antigamente é que se dizia que beber vinho era dar de comer a um milhão de portugueses. Será que querem fazer-nos voltar a esse tempo? É que a mim nem me passava pela cabeça lançar uma iniciativa americana)
Mais transparência como?
- O tratado de Lisboa coloca ênfase não só no “que” mas também no
“como”
- Estabelece uma repartição mais clara de competências entre o nível europeu e os níveis nacionais, para clarificar quem faz
o quê.
- As posições defendidas pelos Governos nacionais no Conselho de Ministros que deliberem sobre actos legislativos passarão a estar sujeitos a escrutínio público, porque são públicas
(?! Não percebi o que é que se põe no "que" e no "como" mas também não estou a pensar colocar nada pelo que claro que clarifico que não sei o que faça! por outro lado se as posições publicas passarão a estar sujeitas a escrutinio publico porque são publicas, está certo. Imaginem se algumas posições privadas estivesse sujeitas a escrutinio publico!!!)
Novas políticas, quais?
Consagração do objectivo de
combater as alterações climáticas;
A introdução de uma cláusula social geral – que obriga a que as questões sociais (promoção de um nível elevado de emprego, protecção social adequada, luta contra a exclusão sócial, etc.) sejam tidas em conta quando das definições e aplicações de todas as politicas.
(Não desta não abdico. O tratado que tenho com o S. Pedro para que não abra a torneira quando eu quero ir passear é só meu pessoal e intransmissivel não admito concorrência. Quanto ao outro ponto estamos conversados é só ver a atribuição do complemento social do idoso.)

3 comentários:

Zé Povinho disse...

Porreiro, pá!
Um rotundo não de quem teve a oportunidade de se pronunciar democraticamente: objectivamente 1% dos cidadãos europeus... Viva a Democracia!...
Abraço do Zé

Susete Evaristo disse...

Porra pá! Já que não nos deram oportunidade de fazer um manguito fizeram-no os Irlandeses.
Abraço e um bom manguito.

samuel disse...

Aqueles a quem "deram" a oportunidade de dizer o que pensavam do tratado, deram a resposta adequada.
Abençoados!
Posto isto, agora é só esperar umas semanas para ver a aldrabice que os parceiros vão usar para "ultrapassar esta dificuldade".

Abreijos