49 - Àgua um bem precioso

Enquanto em alguns países se luta e se morre por um copo de água, nós aqui desperdiçamos um bem tão precioso em situações que se poderiam de facto evitar. E é assim que quase todos os fins de semana se vê limpezas de carros, à mangueirada, efectuadas a porta de casa com água da torneira.
A água é um recurso com quantidade fixa. Contando mares, rios, aquíferos, gelo, neve e vapor, há um total de 1,39 bilhão de metros cúbicos deste líquido em todo o planeta. Cada gotinha de água pode mudar seu estado – líquido, gasoso, sólido – que ela nunca se perde, mas também não se reproduz.
Aliás, não obstante todos os desastres ecológicos que temos vindo a observar, como as cheias que este ano aconteceram um pouco por todo o mundo, zonas há, em que durante a maior parte do ano nem uma gota de chuva cai do céu.
Como consequência do aquecimento global que se regista, a população, a industrialização, as áreas de plantação, requerem cada vez mais água. Para manter o equilíbrio, precisamos economizar.
Os grandes desperdícios do uso de água potável são o lavar dos carros, as constantes descargas completas nas casa de banho e as regas dos jardins. Queixamo-nos do montante astronómico da conta da água que nos chega todos os meses, sem nos lembrarmos dos desperdícios que fazemos no dia a dia. A água tratada é muito cara. Na hora de abrir a mangueira, ou accionar o botão do autoclismo não pensamos nisso, mas dá para perceber pela conta que se tem de pagar todos mêses.

Sem comentários: