59 - Dieta Mediterranica

A alimentação saudável a que se convencionou chamar de "dieta mediterranica" não é mais do que uma alimentação feita à base de produtos variados contendo antioxidantes, hidratos de carbono, fibras, gordura vegetal etc.
A tradicional cozinha alentejana é composta por todos estes elementos, embora rica e variada, é ao mesmo tempo de confecção simples, em que os ingredientes se combimam e recombinam, e em que as ervas aromáticas são imprescíndiveis.
Proponho-me trazer aqui, pratos tradicionais da minha terra, cozinhados de forma simples como no tempo da minha avó, com a ressalva de que não irei cozinhar horas aquilo que posso encontrar já pré-preparado. Hoje será Feijão frade com abóbora menina.
Ingredientes:
1 lata de feijão frade;
1 cebola;
1 tomate;
1 boa fatia de abóbora menina;
azeite e sal a gosto
Um ramo de salsa, desta vez só para enfeitar.
Confecção: Com o azeite, cebola e tomate faz-se um belo refogado sem deixar escurecer a cebola. A este refogado acrecenta-se a abóbora cortada às fatias pequenas o feijão, e um pouco de água.
Deixa-se estufar lentamente até todos os ingredientes estarem cozinhados.
No tempo da minha avó este era um prato único, apenas acompanhado com uma bela fatia de pão alentejano, não se pode no entanto negar que era um belo prato cheio de côr, rico em sabor e muito barato. Hoje se quizermos podemos acompanhá-lo com croquetes, pasteis de bacalhau ou com o que a vossa imaginação aconselhar. Bom apetite.

4 comentários:

XICA disse...

Tira a salsa e pranta os coentros! Muntos anos em Lesbôa e trocastes os temperos!

Susete Evaristo disse...

Foi só para enfeitar, amiga. Fica atenta e verás os coentros em muitas das ementas que irei apresentar.

XICA disse...

Cando vieres a Serpa traz a talega avieda de pasteis de belém qéu faço cá as ôtras iguarias!É qéu dô o cuzinho e 8 téstões por esses desgraçados!

Susete Evaristo disse...

Fica prometido comadre e levo a merenda