68 - Dia Mundial da Árvore

Comemora-se hoje, dia 21 de Março, a chegada da Primavera assim como o dia Mundial da Árvore. Como curiosidade refira-se que estas comemorações tiveram lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872 há portanto 136 anos. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou o plantio de árvores naquele estado.
Nos países do hemisfério sul, comemóra-se a 22 de Setembro, data que marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
Um pouco por todo o lado assinala-se este dia junto das escolas levando as crianças a plantar árvores, das mais diversas espécies.
E nós, cada cidadão deste planeta o que poderá fazer? Pois bem plante-se uma árvore no quintal, ou na varanda, qualquer espécie serve, de grande porte se se tiver espaço anãs se o espaço for reduzido. As nanãs podem plantár-se em vasos, isto dá a oportunidade de as levar para dentro de casa, durante o inverno. Mesmo sendo pequenas as árvores anãs podem produzir muita fruta. É o caso dos citrinos, laranjeiras e limoeiros dão-se bem se tiverem os cuidados adequados. Também os loureiros, as romanzeiras e as oliveiras se podem ter nestes vasos. E que dizer das acácias, as mimosas, as magnólias de lindas flores.
Para uma árvore anã, escolha um vaso grande, com pelo menos com uns sessenta centímetros de diâmetro, e com buracos para drenagem suficientes, use terra para vasos e encha o vaso. Coloque-o elevado em relação ao depósito de agua os vulgares pratinhos, não deixe directamente em cima de um prato nem numa poça de água. Regue uma vez por semana.
Este ano a juntar à laranjeira e ao loureiro, que tenho na varanda, irei plantar uma oliveira!
E quem não possa de todo em todo plantar uma árvore, lembre-se que pode sempre evitar a propagação dos incêndios florestais, seguindo as normas abaixo referidas:
- Não faça fogueiras em zonas florestais de alto risco, especialmente no Verão
- Não deixe em lugar nenhum pontas de cigarro acesas
- Não deite foguetes em locais expostos à propagação do fogo
- Não abandone lixo ou desperdícios que possam favorecer a propagação do fogo
- Não tente chegar a todo o lado de carro: o contacto do tubo de escape com a folhagem seca pode iniciar um incêndio.
- Não seja passivo ante as responsabilidades dos outros. Se as pessoas irresponsáveis persistirem, denuncie-as às autoridades

2 comentários:

XICA disse...

Susete se fôr para plantares num vaso, nã faças isso, é o mesmo que te colocarem a ti dentro de uma despensa pequenina, fechada.
Eu planto por ti no meu quintalinho, onde jé existem 8 larnjêras, 2 clementinas, 1 tangerinêra, 1 olivêra, 1 nesperêra, 1 limoêro. tudo muito bem tratadinho, como dizia o meu avô, de verão água, de inverno estrume.

Susete Evaristo disse...

Não enquanto for pequenina é que nos meus projectos está a compra de uma casa com quintal assim que venda a de Serpa daí que já esteja a juntar "material" para encher essse espaço.
A minha laranjeira está com 35 cm, nasceu de uns gomos que plantei e o loureiro tem cerca de 20, foi um rebento que me ofereceram quando mo trouxeram tinha cerca de 5 cm e uma folha.
Tudo o que precisam é carinho como qualquer ser vivo.