61 - Mais uma erva para a minha horta

Pois é, uma visita à feira de Monte Abraão e não resisti a trazer para casa mais uma bonita e cheirosa erva: Mangerona.
Quem não conhece a celebre peça "As Guerras do Alecrim e Mangerona" de António José da Silva (O Judeu)?
A dado passo D. Fuas, um dos personagens defende que: "a mangerona é a planta de Vénus..." (deusa do Amor) " de cujos ramos se coroa Cupido..." (deus do Amor) e continuna: "... aquele suavissimo aroma de cuja fragância é hidrópico o olfacto, ela é a delicia da Flora, o mimo de Abril e a esmeralda no anel da Primavera".
Deixando de lado tão deliciosa descrição passemos ao mais prosaico. A Manjerona não tolera geadas, sensível ao frio prefere um clima temperado a temperado-quente solos secos, bem drenados, sendo os calcários os mais apropriados. Na culinária serve para aromatizar bebidas, carnes, sopas, gelados, recheios, pizzas, peixe, frango, saladas, salsichas. A Manjerona é óptima para elaborar molhos com manteiga, para churrascos etc.

Nota/Aviso: Em pequenas doses não há problema, é no entanto contra-indicada para diabéticos e hipertensos.
No banho é relaxante e pode ser combinada com o alecrim e a menta. A sua fragrância suave e calmante aquece e reconforta, daí sua ação benéfica sobre o sistema nervoso.

4 comentários:

XICA disse...

Boa sugestão Susete, a do banhinho, faz-me lembrar os banhos de imersão dos hoteis, ca gente aprovêta essa altura e assim nã gastamos água nem gás em casa. Tô desejando jé que venham mais uns congressuzitos pa pôr em prática o banhito com a dita cuja erva. Olha agora dêxá morrer, nã te esqueças!

Susete Evaristo disse...

Tamei tenho alecrim se quizes mando-te um raminho pró banho.
O mé ultimo banho à borla foi em Dezembro em Milão, agora nã sê quando havirá outro. Tenho mesmo de gastar gás e água por minha conta, sinão...

XICA disse...

Nã te banhas? Xapêjastesó por b....
Conheces esta expressão da nossa santa terra?

Susete Evaristo disse...

Cla que sim camadre atão nã havia de conhecera mas xapêjar só susa quando se té atascado.