43 - O Vício

Tive a sorte de nascer no seio de uma família, parca naquilo com que se compram os melões, mas muito rica em conhecimentos, embora autodidatas.
Lembro-me dos serões nas noites de inverno em que, sentadas à volta da braseira, minha mãe e minhas tias, a costurar ou a tricotar, seguiam atentamente a leitura que o meu pai fazia dos romances Edição de Romano Torres, (ainda tenho alguns exemplares de "As duas Orfãs") que nos chegavam em fasciculos, semana após semana ao preço de 2$50. Para quem não saiba 2$50 é o agora equivalente a dois cêntimos e meio. Só que nos anos 50 a que me refiro davam para comprar, se bem me lembro, pelo menos 5 bolos.
Todos os dias, ao sair para a escola levava para a merenda $50 centávos (cinco tostões) para comprar um bolo. Juntando os meus tostões com os da minha irmã gastavamos todos os dias na papelaria $80 centavos (8 tostões) na compra de uns livrinhos da colecção formiguinha que depois liamos avidamente. Juntando os $20 que sobravam, ao fim de uma semana era mais um livrinho adquirido. Era a Pele de Burro; As 3 Maçãzinhas de oiro; As caras trocadas; o Soldadinho de Chumbo ou o Alibábá e os 40 ladrões. O vício pegou e embora não tenha grandes estudos, não há forma de me curar.

1 comentário:

ANTONIO MELÃO disse...

Eu tambem comprei esses livritos!
beijos - CM

PS Vim aqui pelos poejos