65 - A minha "piscina"

Comadre Xica este post é especialmente para ti apresento-te as minhas "piscinas" sim são duas!
Parece a "Aldeia da roupa branca" não é?
Havia uma classe de trabalhadoras "As lavadeiras" profissionais que durante o Verão lavavam no Guadiana e nas outras estações do ano nas hortas. É o caso que aqui mostro.
A segunda feira era sempre muito concorrida era o dia das lavadeiras profissionais. Posso reconhecer na segunda foto, em primeiro plano a vizinha Saúde mulher já de uns 70 anos mas que continuava na sua profissão, assim como a filha Maria Amélia, ambas tinham lugar cativo quer num quer no outro tanque que na primeira foto ainda não existe. Na segunda já se vê um canto do outro tanque. Ao lado da vizinha Saúde, a Srª. Antonica Picareta outra profissional; do lado esquerdo da fotografia a minha mãe segurando a canastra (cesto onde se transportava a roupa) e do lado direito da fotografia o meu pai. Era uma alegria a roupa lavada estendida ao sol a secar. Estas fotos são do tempo em que em Serpa as máquinas de lavar eram um luxo só existente nas casas mais ricas e mesmo assim utilizadas esporadicamente. Alturas houve em que os dois tanques estavam completamente lotados com 36 pessoas a lavar em cada um!

São fotos de épocas diferentes, como se pode perceber, estando nelas espelhado o gradual abandono desta profissão consequência da também gradual aquisição das máquinas de lavar.

1 comentário:

XICA disse...

Susete é tudo tão igualzinho no nosso Alentejo, tenho, ainda hoje um tanque assim na minha aldêa. Todos os anos lá vou lavar os tapetes da casa, como eu gosto, de xinelos e calções, aí vai ela xapegêr.