483 - Festas da Cidade - Serpa 2011

Património Construido

Igreja de Santa Maria, ou Igreja Matriz de Santa Maria, presume-se que construida sobre uma mesquita Árabe., por´m há dúvidas de qual teria sido o rei portugues que a tivesse mandado edificar, que uns defendem ter sido D. Diniz outros D. Afonso III e outros ainda D. João I.

Igreja de S. Salvador, existente já em 24 de Setembro de 1406, situando-se então nos arrabaldes a sul da fortaleza de Serpa. De apenas uma nave e abobda de berço tem 24 passos de comprimento e 14 de largo.
Um dos exLibris da cidade é o seu Aqueduto constituido por dezanove arcos de volta redonda, que abastecia de agua o Palácio dos Melos ou Marqueses de Ficalho.
A nora de abastecimento
de água ao Palácio situa-se no extemo sul da arcada.

Pias a Bombar
grupo muito harmoniosa ecom um visual simpático e juvenil.
A Sudoeste da cidade à beira da Estrada que vai para a Fonte Nova, situa-se a branca Ermida sob a evocação de S. Pedro, contrução provável do sác. XVI.
No alto de um dos cerros que dominam a cidade denominado de alto de S. Gens, ou simplesmente Altinho, situa-se a Ermida que serve de domicilio às imagens não só a S. Gens como a S. Luis e da Senhora de Guadalupe Padroeira da Cidade e a Santa de maior devoção dos Serpenses. O culto a Senhora de Guadalupe crê-se ser a mais antiga devoção cristã de Serpa. A Ermida de poucos metros de área é iluminada apenas pela luz que lhe entra pela porta e pelas velas, tem na parede da Sacristia um ex-voto sobre a lenda da Maria Troncomita que sendo já mulher de 50 anos (uma velha para a época) lhe viu crecer o leite com que amamentou o neto orfão de mãe com poucos dias de nascido.
Capela do Calvário das Pedras Negras, é uma capela circular, situada na Rua do Calvário, não se conhece a data da sua construção, sendo no entanto muito anterior às casas que a rodeiam. Aqui se guardam as imagens que representam o calvário e a morte de Cristo.
Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Sem comentários: