481 - Festas da cidade - Serpa 2011

Festas e Jogos Populares

No antigamente saltar à corda, jogar o pião, o berlinde, a cabra cega; jogo do eixo; jogo da malha, eram as distrações da miudagem. Aqui uma mostra de todos esse jogos.






Os bibes, os laços, (maiores do que os que estas meninas ostentam) ainda eu usei, os calções dos rapazes sempre seguros por suspensórios e aqueles bonés tão ao jeito do inicio do século passado, são mesmo uma gracinha.
As santas cruzes de que eu me lembro não eram bem assim. Do que me lembro era uma crua dentro de um circulo que se pendurava na parede da rua junto à porta da casa onde se formava um bailarico, no meu tempo já com gira discos mas contava-me a minha mãe que nos seus tempos de juventude se dançava ao som das canções que os própris cantavam, muitas vezes ao despique.
Jordões esta palavra confesso que não é ou não era no "meu tempo" muito usada em Serpa. Na Freguesia de Pias sim, realizavam-se as Festas dos Jordões, por promessas feitas, familias tentavam recriar em suas casas o rio Jordão, em homeagem ao S. João.








Mastro de fitas, do que me lembro estes mastros eram usados no Carnaval, pelas danças que se organizavem. Eram grupos de homens vestido à maneira minhota, de homens e mulheres e que andavam pelas ruas cantando e dançando. Em cada largo ou praça dançavam entrelaçndo as fitas num mastro.
Os Mastros populares, erguidos em algumas das praças da cidade por alturas ali se juntava a juventude em alegres bailaricos desde o dia de Santo António ao dia de S. João. Falta aqui os altares que muitas pessoas armavam ao pé das suas portas.

Sem comentários: