465 - Para todos os que se interessam pela Arte em Portugal

A PLATAFORMA DO CINEMA CONVOCA
Todos os realizadores, produtores e técnicos de cinema, para a reunião convocada pela PLATAFORMA DAS ARTES para
Sábado, 13 de Novembro, 15H00, Teatro São Luiz, Lisboa

A Ministra da Cultura anunciou um corte violento no orçamento de apoio às artes. Para o cinema, circulou a ideia de que o ICA iria ter um aumento de orçamento de 20% quando na realidade, tudo o indica, o que se prepara é o oposto: um corte brutal de 20% nos Programas de Apoio Financeiro de 2011, que estarão para ser publicitados.
Enquanto isso, a Lei do Cinema, que a Ministra anuncia há mais de um ano e que foi finalmente colocada a discussão pública sem que a Ministra se tenha pronunciado, arrisca-se a ficar no papel.
O quadro que se desenha é de mais um ano de catástrofe, em que as promessas de aumento de investimento na Cultura não se concretizam e em que o Instituto de Cinema continuará descapitalizado e as actividades que apoia ainda mais ameaçadas.
Por isso se impõe uma tomada de posição pública contra a liquidação do Ministério da Cultura e do Instituto de Cinema e pela rápida aprovação e aplicação de uma nova Lei do Cinema.
A PLATAFORMA DAS ARTES convoca criadores, trabalhadores e agentes das áreas artísticas e culturais, cidadãos todos ao TEATRO S. LUIZ, sábado, dia 13 de Novembro, às 15h!
Todos ao S. Luiz no próximo sábado!
Todos os que acreditam que a criação artística é a actividade nuclear da afirmação cultural de um país e um direito inalienável dos seus cidadãos
Todos os que recusam políticas cegas e acreditam que também em crise tem de prevalecer o estado de direito
Todos os que acreditam neste país

1 comentário:

Kruzes Kanhoto disse...

Então e no tempo em que não havia um tostão para estas coisas?! Como é que se explica que apesar disso a actividade cultural e associativa tivesse outro dinamismo?! Se calhar não havia era tanta gente a chular...