455 - Centenário da Republica Portuguesa

Passam hoje, 5 de Outubro de 2010, cem anos sobre a Implantação da Republica em Portugal.
Depois da morte do rei D. Carlos e de seu filho, Luis Filipe no dia 1 de Fevereiro de 1908, sobe ao trono em 15 de Novembro de 1889 D. Manuel II, com 19 anos de idade.
O Povo porém deixara de acreditar na monarquia, e mesmo o ditador João Franco que governava o Pais não conseguira ser competente e ao elaborar um plano de Governo o que fez foi comprometer mais o regime perante a opinião pública.
Naquele tempo, como hoje, o governo era liderado por dois dos partidos existentes que rotativamente detinham o poder ora eram os Regeneradores ora os Progressistas.
E o povo esperava e pensava para quando a revolução, para os Republicanos e dissidentes a acalmação é a palavra de ordem, mas só nas palavras já que na realidade não era assim.
Brito Camacho desmascarou com nomes o complô que se formara no Paço.
Toda a gente conhece os factos que depois decorreram com a proclamação e instauração da Republica em Portugal em que o povo foi a peça fundamental da Revolução ao aderir em massa quer em Lisboa, quer no Porto, assim como nas outras cidades , vilas e aldeias de Portugal.
Eu quero no entanto aqui salientar o facto de mesmo esta acção ter condicionado o voto das mulheres porém a Lei então publicada, não teve em conta a situação e a determinação de pelo menos uma mulher: Drª: Carolina Ângelo, não obstante ser uma republicana activa.
A Lei então publicada dizia que só os Chefes de família podiam votar, Carolina Angelo
viúva e mãe de família considerou estar dentro dos parâmetros que a Lei consagrava e apresentou-se a votar o que lhe foi negado. Depois de grandes batalhas judiciais os tribunais deram-lhe razão tornando-se assim na primeira mulher a exercer o direito de voto em Portugal nas eleições de 28 de Maio de 1911.
Este direito só depois do 25 de Abril chegaria a todo o universo feminino.

1 comentário:

eduricardo disse...

Para a minha geração, o primeiro 5 de Outubro foi o de 1974.
Era Sábado, Vasco Gonçalves veio ao Porto e discursou para uma multidão na Praça General Humberto Delgado...
O resto pode ler-se aqui:
http://cadernosemcapa.blogspot.com/2010/10/outro-5-de-outubro.html