452 - Sessão Evocativa dos 31 anos do Serviço Nacional de Saúde, Lisboa

(extrato da intervenção de Jerónimo de Sousa na sessão evocativa dos 31 anos do SNS) Ver mais em: http://www.pcp.pt/defender-o-sns-pelo-servi%C3%A7o-p%C3%BAblico-de-sa%C3%BAdeBAde
Fez no passado dia 15, 31 anos que foi promulgada a Lei do Serviço Nacional de Saúde. Após um intenso debate nacional que envolveu as populações, as autarquias, o movimento sindical e os trabalhadores da Saúde, foi consagrada em Lei uma das mais importantes conquistas de Abril. O SNS foi o resultado da iniciativa revolucionária do povo e de muitos profissionais de saúde no contexto da Revolução.
Foi com este SNS, apesar de atacado e fragilizado ao longo dos seus 31 anos de vida, que Portugal obteve significativos ganhos em saúde, fruto de um desempenho que levou a Organização Mundial de Saúde a classificá-lo como o 12º melhor a nível mundial, à frente de países como a Alemanha, a Grã-Bretanha, o Canadá ou os Estados Unidos.
Destruir o Serviço Nacional de Saúde será um retrocesso civilizacional de dezenas de anos que terá consequências desastrosas na qualidade de vida dos portugueses, mas também no desenvolvimento económico do país.
É bom que se diga que o perigo maior neste processo não vem de quem faz a proposta, porque sozinhos não a podem concretizar, mas daqueles, como o PS, que tem um passado de cedências à direita, nesta e noutras matérias .