321 - H1N1, Influenza A ou Gripe Suina, tanto faz……..

Porque será que o governo através da sua Ministra da Saúde, fazem passar a notícia para a comunicação social e tentam fazer-nos engolir de que, tapar o sol com a peneira, dá o caso como resolvido?
Não sou hipócondriaca e nos 61 anos de vida que já levo pouco trabalho tenho dado aos médicos, sim eu sei que me arrisco a que quando me der uma macacoa possa ser para ir desta para melhor mas a verdade tem de se dizer.
Bom mas o que é que me faz escrever as considerações tecidas no primeiro parágrafo?
Pois é mesmo sobre a tal de H1N1 ou como a queiram chamar.
Corre nos mais diversos sites, blogues e emails os cuidados a ter se se desconfiar que um espirro, uma tosse ou uma febre mais elevada, possa ser indícios de Influenza A, (engraçado este nome com que a baptizaram deve ser porque alguma influencia e porcos …) no entanto e ainda agora aconteceu, num dos canais de televisão, primeiro noticiaram mais 7 casos de Gripe Suína, contabilizando-se já 86, isto os que são noticiados, para logo a seguir informarem que não é nada de anormal e nem há razão para alarme.
Concordo, porque este governo com a sua desastrosa politica de saúde deve ter algum receio de que se as pessoas ficarem alarmadas, ao menor sinal, os hospitais e Centros de Saúde, podem entupir completamente.
Estes últimos então, basta que atendam os doentes com médico de família, caso contrário e com este SNS será o completo descalabro.
É por isso que antes de se dirigir ao Centro de Saúde ou Hospital deve contactar o 808 24 24 24 e seguir à risca os conselhos de lavagem frequente das mãos, protecção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar, sempre que possível com lenços de papel que não devem ser reutilizados, para evitar a rápida propagação do vírus.
Cuidados a ter:
Mãos – Lavagem frequente das mãos, com água e sabão, para reduzir a probabilidade de infecção. Evite encostar nos seus olhos, nariz ou boca as mãos sujas, para que não sirvam de porta de entrada para os vírus.
Saudações - Evite cumprimentos com as mãos, abraços e beijos.
Tosse
– Deve cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel sempre que possível. Pode também espirrar no braço, acima do cotovelo, em vez de fazê-lo nas mãos.
Lenços – Utilize lenços de papel, que devem ser de uso único, depositando-se num saco de plástico que deve ser fechado e colocado no lixo após a sua utilização.
Superfícies – Evite tocar as superfícies como porta-maçaneta, telefone, um vidro, corrimões, etc, áreas de contacto por muitas pessoas.
Limpeza - As superfícies sujeitas a contacto manual ( como as maçanetas das portas ) devem ser limpas e desinfectadas com soluções anti-bactericidas ou álcool.
Locais - Evite locais com muita gente. Evite contactar pessoas doentes. Evite as viagens para locais de risco.
Sinais de alerta – As complicações causadas pelo vírus da gripe suína podem incluir: sensações de calafrios, febre alta, tosse que produz muco e dor torácica em cada respiração, cansaço extremo, diarreias, vómitos, além dos sintomas normais de gripe como dor de cabeça e dores musculares. Vá ao médico, ao mínimo sinal de gripe. Fique em casa se estiver doente. Assim, estará a ajudar e a contribuir para a não disseminação da doença.
Nota:
O período de incubação é de 1 a 4 dias.
Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.

Sem comentários: