125 - Festas de Lisboa II - Santos populares

As festas de Lisboa, em que as marchas na Avenida da Liberdade, são o ponto alto nasceram em 1932, a partir de uma ideia Leitão de Barros, realizador de cinema e promotor cultural como resposta a uma encomenda do director do Parque Mayer, Campos Figueira, para criar em Junho desse ano um espectáculo capaz de prender a atenção do povo de Lisboa.
As marchas serão transpostas para a tela no filme “A Canção de Lisboa” de Cottinelli Telmo em 1933, tendo como protagonistas Vasco Santana e Beatriz Costa:

"OLHÓ BALÃO"

Olha o balão, na noite de São João
Para poder dançar bastante com quem tenho à minha espera
Ó-i-ó-ai, pedi licença ao meu Pai, e corri com o meu estudante
Que ficou como uma fera

Ó-i-ó-ai, fui comprar um manjerico
Ó-i-ó-ai, vou daqui pró bailarico
E tenho um gaiato aqui dependurado,
Que é mesmo o retrato do meu namorado

E tenho um gaiato aqui dependurado,
Que é mesmo o retrato do meu namorado
Toca o fungagá, toca o Sol e Dó,
Vamos lá, nesta marcha a um fulambó

Toca o fungagá, toca o Sol e Dó,
Vamos lá, nesta marcha a um fulambó

2 comentários:

amigona avó e a neta princesa disse...

Ai Susete que na sei se dance se chore! Isto está mau, amiga!!!Beijos...

Susete Evaristo disse...

Mau?!
1º A situação que se está a viver não é nada que não se esperasse com as politicas deste(des)governo?
2º Depois mau só para alguns que a festa do futebol continua a aquecer corações.
3º Vamos de arquinho e balão para a Av. ver passar as marchas que enquanto houver festa e dança o povo está tranquilo.